Retirado de:
http://artedartes.blogspot.com/2008/03/evoluo-do-ensino-no-brasil.html
Para quem se interessar, leia o artigo completo. Custa nada pensar um pouco para quem sabe fazer a diferença, hm?
---
Na semana passada comprei no mercadinho próximo a minha casa um produto que custou R$ 10,75. Dei à balconista R$20,00 e peguei na minha carteira 75 centavos, para evitar receber mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 10 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Lágrimas começaram a brotar nos seus olhos enquanto o gerente tentava explicar; mas ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque hoje gostaria de falar um pouco sobre a "evolução" do ensino geral em nosso país, que bem se reflete no conhecimento geral dos rudimentos da matemática. Para que possamos avaliar melhor, podemos observar o nível das questões nos testes que são aplicados em nossas escolas desde a década de 1950, que vêm sofrendo mudanças interessantes com o correr do tempo, mais ou menos assim:
1) Questão de uma prova de matemática do ensino médio em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual foi o lucro do cortador?
2) Questão de uma prova de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual foi o lucro do cortador?
3) Questão de uma prova de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual foi o lucro do cortador?
4) Questão de uma prova de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro do cortador:
( _ ) R$ 20,00 ( _ ) R$40,00 ( _ ) R$60,00 ( _ ) R$80,00 ( _ ) R$100,00
5) Questão de uma prova de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Essa afirmação está correta?
( _ ) SIM ( _ ) NÃO
6) Questão de uma prova de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo deprodução é R$ 80,00. O lucro do cortador é de (se você souber ler, coloque um X no R$20,00):
( _ ) R$ 20,00 ( _ ) R$40,00 ( _ ) R$60,00 ( _ ) R$80,00 ( _ ) R$100,00
http://artedartes.blogspot.com/2008/03/evoluo-do-ensino-no-brasil.html
Para quem se interessar, leia o artigo completo. Custa nada pensar um pouco para quem sabe fazer a diferença, hm?
---
Na semana passada comprei no mercadinho próximo a minha casa um produto que custou R$ 10,75. Dei à balconista R$20,00 e peguei na minha carteira 75 centavos, para evitar receber mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 10 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Lágrimas começaram a brotar nos seus olhos enquanto o gerente tentava explicar; mas ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque hoje gostaria de falar um pouco sobre a "evolução" do ensino geral em nosso país, que bem se reflete no conhecimento geral dos rudimentos da matemática. Para que possamos avaliar melhor, podemos observar o nível das questões nos testes que são aplicados em nossas escolas desde a década de 1950, que vêm sofrendo mudanças interessantes com o correr do tempo, mais ou menos assim:
1) Questão de uma prova de matemática do ensino médio em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual foi o lucro do cortador?
2) Questão de uma prova de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual foi o lucro do cortador?
3) Questão de uma prova de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual foi o lucro do cortador?
4) Questão de uma prova de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo deprodução desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro do cortador:
( _ ) R$ 20,00 ( _ ) R$40,00 ( _ ) R$60,00 ( _ ) R$80,00 ( _ ) R$100,00
5) Questão de uma prova de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Essa afirmação está correta?
( _ ) SIM ( _ ) NÃO
6) Questão de uma prova de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo deprodução é R$ 80,00. O lucro do cortador é de (se você souber ler, coloque um X no R$20,00):
( _ ) R$ 20,00 ( _ ) R$40,00 ( _ ) R$60,00 ( _ ) R$80,00 ( _ ) R$100,00